Exposições e Cinema

SAM_2054

Jardim inspirado em Roberto Burle Marx ao lado da Sala de Cultura Leila Diniz. Foto: Cláudio Barbosa

O  espaço cultural da Sala de Cultura Leila Diniz fica ao lado da Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IOERJ). Ela é uma Sala moderna e prazerosa.  Os artistas colocam suas amostras de exposições vindos de todo o estado do Rio de Janeiro, principalmente, artistas niteroienses. A Sala é aberta ao público diversificado e aos visitantes para as amostras de quadros, músicas, filmes e dança. Aprecia-se as diversas formas de arte em exposições, e pode-se desfrutar também, da beleza dos jardins inspirados no genial paisagista Roberto Burle Marx. A entrada é franca no espaço cultural e no jardim. A Sala está aberta ao público durante todos os dias e meses do ano, inclusive nos eventos da programação divulgada na Sala de Cultura Leila Diniz, e nas mídias sociais aberta ao público de Niterói e da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

 2018
Fevereiro – Exposição Carlos CHA, Realismo Abstrato – Interfaces.

A exposição “Interfaces”, do artista Carlos CHA, já está em cartaz na Sala Leila Diniz, com entrada franca. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 27/02, de segunda a sexta, das 10 às 17 horas.

Confiram o vídeo da abertura de “Interfaces” que rolou na última sexta (02/02): Clique aqui

 2017/2018

Exposições e Cinema na Sala de Cultura Leila Diniz 2017

  •  Dezembro – “Olhar Geométrico”

Na próxima quinta, dia 21/12, a exposição “Olhar Geométrico” do artista Renato Martins Dias entrará em cartaz na Sala Leila Diniz.

Até o dia 30/01 o público poderá conferir cerca de 25 obras de acrílico sobre tela, que trazem releituras de animais, situações do cotidiano e até personalidades sob a perspectiva geométrica.

Assista o resumo da abertura da exposição que aconteceu no dia 20/12: Clique aqui

Assista um Making off da obra “Olhar Geométrico” de Renats: Clique aqui

 

 

 

  • Novembro – Nikitikitikeru

Na terça feira, dia 07/11, foi realizado o evento de abertura da exposição coletiva “Nikitikitikeru“, em cartaz até o dia 30/11, que celebrou os 444 anos de Niterói, a Cidade Sorriso!

Confira o resumo do evento: clique aqui

Fotos: Cláudio Barbosa

 

 

  • Outubro – Navegar é Preciso
Assista o vídeo de abertura da Exposição “Navegar é Preciso
O Fotógrafo Renato Neves,  está na programação da Sala de Cultura Leila Diniz  com a exposição “Navegar é Preciso”de 04 de outubro até 30 de outubro de 2017.
 Assista o resumo: Clique aqui
  •  Setembro – Poética Visual

Confiram o vídeo do evento de abertura da exposição “Poética Visual”, do artista Bê Sancho, que aconteceu no sábado, dia 02/09.A mostra ficará em cartaz até o dia 29/09, com entrada gratuita!

Assista o resumo do evento: Clique aqui

Veja a matéria pela Mundana para a exposição de Bê Sancho: Clique aqui

Visita do IEPIC à exposição de Bê Sancho: Clique aqui

 

 

  • Desfile de Moda

A Sala de Cultura Leila Diniz receberá mais uma vez o desfile de formatura do curso de Design de Moda da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

As 15 formandas apresentarão três criações cada, que refletem as últimas tendências do mundo da moda, deixando o Brasil em foco. As jovens prometem inovar com coleções moda praia, plus size para mulheres negras e camisas sem gênero definido, servindo tanto para homens quanto para mulheres.

Assista o resumo do evento: Clique aqui

 

  • Julho / Agosto – Asterismos

Visitantes da Sala de Cultura Leila Diniz poderão conhecer uma visão distinta sobre o Universo. De 14 de julho a 25 de agosto, a artista Lucia Lyra expõe “Asterismos”, com um conjunto de 50 obras que fazem o espectador olhar para o céu. Na exposição, a artista utiliza formas orgânicas para explorar os mistérios do cosmo, com seus astros e constelações. Em suas obras, Lucia procura se comunicar com seu público através das diferentes intensidades de luz e da utilização da multiplicidade de cores e formas, sobretudo de elementos azuis circulares. “Sempre retratei a natureza, agora é hora de olhar para cima”, resume a artista. A curadora Ana Schieck destaca que “Asterismos” traz ainda “múltiplas temáticas e histórias, numa narrativa não linear, não previsível”.

  • Visitas na Sala de Cultura Leila Diniz para a exposição “Asterismos”
  1. Lar Fabiano de CristoClique aqui
  2. Colégio Antônio Carlos JobimClique aqui

 

  • Junho – Rabiscos e Borrões

Na exposição “Rabiscos e Borrões”, de Meiga Rodrigues, o compromisso com os estímulos visuais prevalece diante da necessidade de uma narrativa. Os quadros e ilustrações do artista, inspirados dos detalhes do cotidiano, serão expostos na Sala de Cultura Leila Diniz, entre os dias 7 de junho e 4 de julho. Pela primeira vez no espaço, Meiga levará para a exposição 22 desenhos e 11 pinturas. Amante de paisagens, ele apresenta as técnicas de vinil sobre madeira, óleo sobre tela e ilustrações em nanquim. “É que tudo a minha volta provoca encantamento. Gosto de observar todas as coisas por onde passo”. Para ele, é importante observar tudo: “Haverá sempre um desenho contido em alguma coisa, por mais insignificante que pareça”, completa.

Assista o resumo do evento: Clique aqui

 

 

  • Maio – EntreMeio

Na sexta-feira, dia 5 de maio, ocorreu o evento de abertura da exposição “EntreMeio“, dos artistas Luciane Valença e Paulo Roberto Cecchetti. A mostra ficará em cartaz até o dia 30, com visitação gratuita de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h.

Assista o resumo: Clique aqui

 

 

  • Abril – Selfies

Febres nas redes sociais, as selfies viraram tema de exposição nos últimos anos, as selfies se transformaram em uma febre na internet. As pessoas adoram tirar fotos delas mesmas em diversas situações, seja em casamentos, aniversários, ou até em simples reuniões entre amigos. Pensando nisso, o artista plástico Leonardo Santiago teve a ideia de retratar a moda das redes sociais através de personalidades conhecidas mundialmente. A exposição “Selfie” estará na Sala de Cultura Leila Diniz entre os dias 5 e 28 de abril. “O público pode esperar por um passeio pela história de muitas personalidades de gêneros e nacionalidades diferentes, como Albert Einstein, Fidel Castro, Amy Winehouse, Michael Jackson, Ayrton Senna, Raul Seixas, Seu Jorge, entre outros. Uma exposição que reúne personagens do passado e do presente. ”

 Assista o resumo do evento de abertura: Clique aqui

O artista plástico Leonardo Santiago ao lado de Renata Palmier – Coordenadora da Sala de Cultura Leila Diniz. – Imprensa Oficial.

  • Março – Expressão & Movimento

Na última terça-feira, dia 07/03, foi realizado o evento de abertura da exposição “Expressão & Movimento”, da artista Mariângela Guadagnin.

Confira um resumo: Clique aqui

2016

Exposições e Cinema na Sala de Cultura Leila Diniz 2016

  • Dezembro – Quilombos do Rio de Janeiro”

Reunindo quatro diferentes fotógrafos, a última exposição do ano traz a intimidade e culinária da cultura dos quilombos “Encerrando o ano de exposições na Sala de Cultura Leila Diniz, o Instituto Dagaz apresenta a exposição “Quilombos do Rio de Janeiro” a partir do dia 22 de dezembro. Reunindo o trabalho dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Fred Borba, Wallace Feitosa e Lidiane Camilo, o objetivo da mostra é o de compartilhar a cultura do povo quilombola através de sua culinária.”

Assista o resumo da exposição: Clique aqui

 

  • Novembro – Outopos

Os artistas plásticos Carlos Valença e Luciane Valença convidam para um mergulho entre mundos paralelos. “Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica e imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Carlos e Luciane Valença nos propõe um paralelo entre a realidade e possíveis mundos, existentes no imaginário coletivo e nos sonhos particulares de cada um de nós.”

Assista o resumo do evento: Clique aqui

 

  • Agosto – Narrativas pictóricas: trajetórias ensimesmadas

Exposição “Narrativas pictóricas: trajetórias ensimesmadas” (um conjunto de pinturas do niteroiense Robson Lemos. “Narrativas pictóricas: trajetórias ensimesmadas” reúne obras que remetem a experiências vividas no seu país de origem, o Brasil.)

 

  • Julho

“Elas por Elas: As atletas brasileiras por nossas artistas”

elas por elas exposição

Confiram um pouco do que aconteceu durante o evento de abertura da exposição “Elas por Elas: As atletas brasileiras por nossas artistas”, realizado na última quarta-feira, dia 13 de julho, na Sala de Cultura Leila Diniz.

A mostra reúne 44 obras que buscam representar as atletas brasileiras através do olhar de nossas artistas e fica em cartaz até o dia 11 de agosto, com visitação de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h. Entrada gratuita!

Assista o vídeo: clique aqui

07/07

  • Desfile de Design de Moda

A Sala de Cultura Leila Diniz recebeu o desfile de encerramento das formandas do curso de Design de Moda, da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Cada aluna apresentou três modelos de roupa inspirados no tema “Brasilidade”.

Desfile de Moda

moda

Foto: Sala de Cultura Leila Diniz

Assista o vídeo do evento: clique aqui

Junho

O Programa Aprendiz – Música na Escola

O Programa Aprendiz – Música na Escola, no decorrer da sua trajetória, já encantou a muitos com seus arranjos e canções, além da descoberta de grandes jovens talentos da música. Para comemorar os grandes momentos dessa história, a Sala de Cultura Leila Diniz, espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IOERJ), recebe, entre os dias 15 de junho a 04 de julho, a exposição “Aprendiz: 15 anos de música e cidadania”.

sala junho 2

Assista o vídeo de abertura da exposição “Aprendiz: 15 anos de música e cidadania” : Clique aqui

  • CurtaSexta de Junho

sala do horror

Maio

“Musas, negras e crespas”

A próxima exposição da Sala de Cultura Leila Diniz, “Musas, negras e crespas”, de Fabiano Fernandes, retrata a força, o ritmo, a beleza, a ancestralidade e o poder das musas negras.

cultura niteroi

  • CurtaSexta de Maio

cinema

Abril

“Escritores ao ar Livro”

Palavras refletidas. Imagens poéticas. A nova exposição da Sala de Cultura Leila Diniz é uma parceria com o movimento literário “Escritores ao ar Livro” e reunirá obras de 20 poetas que integram o movimento.

Imagens Poéticas

Assista o vídeo Imagens dos Escritores ao Ar Livre – parte integrante da exposição “Imagens poéticas”.

Clique aqui

Março

A exposição na Sala de Cultura Leila Diniz, que estreia no dia 3 de março, traz objetos feitos do reaproveitamento de lona vinílica, criados a partir de um trabalho socioambiental desenvolvido pela ONG TemQuemQueira.meta

 

 

Fevereiro

Abrindo a temporada de 2016 na Sala de Cultura Leila Diniz, estreia, no dia 1º de fevereiro, a exposição “A Arte do Cartaz no Cinema Brasileiro”, com cartazes de Jayme Cortez, Ziraldo e Benício.

fevereiro

  • Assista algumas exposições de sucesso no espaço cultural da Sala de Cultura Leila Diniz

sala 125

A equipe da Unitevê UFF esteve presente no evento de 5 anos da Sala de Cultura Leila Diniz, no dia 1º de julho. Confiram no vídeo o que aconteceu no dia. Estiveram presentes: Renata Palmier, coordenadora da Sala; Haroldo Zager, diretor da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro;  Janaína Diniz, filha de Leila Diniz; Luiz Carlos Lacerda, idealizador do filme que conta a história da atriz Leila Diniz; entre outros presentes no evento de comemoração dos 5 anos do espaço cultural da Sala de Cultura Leila Diniz.

Clique aqui

O Jornal O Fluminense de Niterói fez uma homenagem à Sala de Cultura Leila Diniz:

clique aqui

2015

  • O ano de 2015 foi repleto de eventos na Sala de Cultura Leila Diniz! Confiram um resumo das exposições, lançamentos, concertos e peças de teatro que aconteceram ao longo do ano em nosso espaço.

Clique aqui

 

Quarto ano de aniversário da Sala de Cultura Leila Diniz  em julho de 2015- Trabalho de vídeo, edição e fotografia feita pelo poeta e escritor Alberto Araújo.

Clique aqui

 

Aniversário de três anos da Sala de Cultura Leila Diniz em julho de 2014.

Clique aqui

  • Brasil e suas Etnias Africanas

brasile e suas etniass

  • Brasil e suas Etnias Africanas em exposição – assista o vídeo do lançamento da exposição.

Clique aqui

  • Ela por Elas: Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras.”

elas por elaA Sala de Cultura Leila Diniz comemorou dois anos de funcionamento em 3 de julho de 2013 com mostra que exibiu obras inéditas, feitas por artistas mulheres, cujo tema é a atriz niteroiense que dá nome a sala de cultura. A exposição “Ela por Elas: Leila Diniz nos traços das desenhistas brasileiras.” teve como curador o cartunista e pesquisador de artes Zé Graúna.

Clique aqui

  • JOVENS ESCRITORAS  NA SALA DE CULTURA LEILA DINIZ

cinco escritoras

CINCO JOVENS AUTORAS FALARÃO SOBRE SUAS OBRAS A Sala de Cultura Leila Diniz abre suas portas para um evento literário no dia 19 de março, quinta-feira. Cinco jovens autoras estarão à disposição do público para falar sobre seus livros, vendê-los e autografá-los das 18 às 21 horas. A entrada é gratuita. As escritoras Thati Machado, Aimee Oliveira, Clara Savelli, Bruna Fontes e Carolina Estrella apresentarão seus livros pela primeira vez em um evento na cidade de Niterói.

Clique aqui

  • Jhale Jamal de Maricá

jahle

  • Jhale Jamal de Maricá
  • Apresentação da bailarina Jhale Jamal, de Maricá RJ, no Giro cultural de Niterói – Sala de Cultura Leila Diniz – Imprensa Oficial
    Março 2012

Clique aqui

  • Cabaret – Exposição coletiva


cabaret

  • Exposição Cabaret de agosto de 2012, assista o vídeo do evento de dança e da exposição.

Clique aqui

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: