Exposição “Pedaço de Conversa” destaca a arte do retrato

Autores
sala de cultura 15
Obras retratam grupos de pessoas com diferentes tipos de personalidade
A exposição “Pedaço de Conversa”, do artista plástico Renato Shamá, abre as portas para uma leitura visual mais detalhada acerca dos retratos. Com o enfoque principal no quadro-tema “Retrato da Família Shamá”, realizado em 2014, o artista baseia-se na arte de retratar pessoas como uma busca contemporânea da representação humana, utilizando os conhecimentos do psicólogo Carl Jung, ele reproduz na pintura uma interpretação sobre comportamentos introvertidos e extrovertidos. A proposta é que observador não veja só a imagem de uma pessoa, mas também consiga captar traços de sua personalidade e algumas de suas características.
O artista procura trabalhar questões psicológicas de grupos sociais. Os quadros representam a figura humana em relações familiares ou de amizade, onde as pessoas envolvidas na cena são observados sob diversas perspectivas. Nesta exposição, o observador irá se deparar com a complexa intenção de expressar características da personalidade de indivíduos e suas singularidades.
“Quero que as pessoas sintam parte deste mundo complexo, que entendam que possuímos muitas questões, vícios, gostos, manias e que não somos definidos por meia dúzia de palavras, mas por milhares, de forma que quem vê também não é capaz de ver tudo.”, aponta Renato.
O tema “Pedaço de Conversa” passeia pelo desenvolvimento poético do artista. Inspirado na concepção visual do pintor norte-americano John Singer Sargent, Renato utiliza gestos rápidos, cores fortes e contrastantes, sob uma concepção realista, ou seja, buscando a representação objetiva da realidade. Fundindo este realismo com os preceitos impressionistas, ele interpreta a natureza através de sua sensibilidade. A curadoria da exposição é de Bruna Azevedo.
  • Serviço


Exposição Pedaço de Conversa
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói
Data: 15/01/2015 a 27/02/2015
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 17h
ENTRADA FRANCA

Fonte: Sala de Cultura Leila Diniz

por Cláudio Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: