Fundada a Associação do Museu Antonio Parreiras

· Cidade, Cultura, Exposição
Autores

1277621_236783413143919_1525403113_o

Sociedade se une para impulsionar as atividades do MAP

Vinte e cinco personalidades, entre professores, economistas, artistas, moradores de Niterói e familiares do mestre paisagista homenageado, se uniram para impulsionar e fomentar as atividades do Museu Antonio Parreiras (MAP), um espaço da Secretaria de Estado de Cultura  (SEC), ao participarem,  na penúltima quinta-feira, 17 de outubro, do ato de fundação da Associação do MAP (AMAP), realizada  no Salão Dourado do Museu do Ingá.

A cerimônia teve início por volta de 17h, com breves falas da Superintendente de Museus da SEC, Mariana Varzea, e da diretora do Museu Antonio Parreiras, Kátia de Marco. Mariana Varzea citou a importância do Museu Antonio Parreiras para a memória fluminense, falou da expectativa do início das obras para os primeiros meses de 2014 e convocou a participação efetiva dos sócios recém-empossados para somar esforços junto à revitalização do MAP e a estruturação de um plano de trabalho que garanta e consolide sua atuação a longe prazo no cenário cultural fluminense e brasileiro.   Por sua vez, Kátia de Marco enfatizou a criação da AMAP, formada de personalidades de destaque na arte e na cultura do estado e do país,  para apoiar e auxiliar as atividades do MAP neste momento de grandes transformações em sua estrutura institucional e física, alinhado a um programa de requalificação orientado pela Superintendência de Museus da SEC.

Em seguida, os convidados elegeram, em assembleia, o corpo diretor da AMAP: Presidente, a museóloga Rosane Carvalho; Vice-presidente, o museólogo Cicero Almeida; Tesoureira, a contadora Sandra Pedroso. O Conselho Fiscal passa a ser composto pelas gestoras culturais Ana Ferguson e Solange Bighetti e pelo advogado Mario Pragmácio. Além disso, 19 membros passam a integrar o corpo de sócios-fundadores conselheiros.

No final, os participantes fizeram um breve debate sobre o estatuto que regerá a associação e seguiram para a abertura da exposição Antonio Parreiras e seu museu , inaugurada no mesmo local, às 18h.  A mostra apresenta um panorama das obras de Antonio Parreiras e dos 108 anos de história de seus prédios, que serviram de residência e  ateliê ao pintor.   A exposição tem curadoria da diretora do MAP, Kátia de Marco, do Diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Knauss e do jornalista e fotógrafo, Pedro Vasquez.

Para marcar seus mais de 70 anos, o Museu Antonio Parreiras realiza a exposição “Antonio Parreiras e seu museu” no vizinho Museu do Ingá, de 17 de outubro a 21 de janeiro. As datas de abertura e de encerramento da exposição não foram escolhidas por acaso: dia 17 é o aniversário de morte de Parreiras e, dia 21, dia em que o museu foi inaugurado.

Com curadoria de Pedro Vasquez, Paulo Knauss e Kátia de Marco, a exposição encontra-se dividida em cinco segmentos para apresentar um panorama do acervo do MAP, entre pinturas e desenhos do artista e seus contemporâneos, aspectos de sua biografia, uma cronologia histórica do prédio – casa, atelier e museu, além do Programa de Requalificação Institucional, com a proposta de sua restauração civil e renovação de conteúdos e programação.

Exposição “Antonio Parreiras e seu museu”
Abertura: 17 de outubro (quinta), às 18h

De 18 outubro de 2013 a 21 de janeiro de 2014
Local: Museu do Ingá
Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá – Niterói – RJ
Telefone: (21) 2717-2919 / museudoinga@hotmail.com

Funcionamento:
Terça a sexta, das 12h às 17h
sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h

Agendamento projeto educativo: museudoingaeducativo@gmail.com

Fonte:Museu Antônio Palmeiras

por Cláudio Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: