Cerimônia de entrega do título Intelectual do Ano de 2013 ao acadêmico Sávio Soares de Sousa

Autores




In ano 1

O Grupo Mônaco de Cultura abriu no dia 09 de outubro de 2013, a cerimônia de entrega do título Intelectual do Ano ao prestigiado acadêmico Sávio Soares de Souza . Sávio fez um discurso de entrega do título, após a cerimônia ser aberta por Carlos Mônaco- Bibliógrafo e Livreiro e Aníbal Bragança – Professor e Acadêmico. A cerimônia se iniciou às 18h30m, no Auditório do Centro Municipal de Educação de Niterói. Muitos acadêmicos da cultura estiveram presentes para a entrega do título ao eleito de 2013 pelo Grupo Mônaco de Cultura.

Int 6

Carlos Mônaco saudou aos acadêmicos presentes na cerimônia de entrega do título, e em seguida, apontou para trabalhos realizados durante o ano pelo Grupo Mônaco de Cultural – Livraria Ideal, através do projeto Giro Cultural, aos seus lançamentos de livros e aos escritores que participaram dos eventos. Além disso, Carlos Mônaco citou também a entrega do título de Intelectual do Ano para alguns homenageados em outros anos como Aníbal Bragança; Neide Barros Rêgo; Luis Antônio Pimentel; Almanir Grego e outros acadêmicos.  E lembrou a respeito da lista de lançamentos realizadas na Livraria Ideal desde o início do projeto Giro Cultural, projeto com incentivo e apoio da Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro : Luis Antônio Pimentel; Sandro Rebel; Marcos Vinícius Macedo Varella; Gracinda Rosa; e outros. E fez um agradecimento especial aos amigos presentes durante a cerimônia no auditório.

Int do Ano 2

Após seguir a homenagem aos acadêmicos e intelectuais presentes, Aníbal Bragança, prosseguiu a cerimônia com um discurso aos presentes intelectuais. Após seu discurso, Carlos Mônaco retoma a mesa com a entrega da placa na presença da família de Sávio Soares de Souza e acadêmicos, justificando a entrega, e segue a presente homenagem com o discurso de Sávio Soares de Souza  pelo recebimento do título.

Int do ano 3

Concedida a palavra ao Intelectual eleito Sávio Soares de Souza. Sávio prestou uma homenagem ao amigo Carlos Silvestre Mônaco, pai de Carlos Mônaco, e relembrou seus momentos da época em que o italiano vendia livros, ressaltando a importáncia da amizade que tinha com o imigrante. “A importáncia de Silvestre não se limitou à livraria, mas expandiu como italiano e luta do estrangeiro no Brasil.”. Em seu discurso aos queridos acadêmicos presentes, afirmou também amar as atividades com livros: “Eu sou um amante do livro. E desde pequeno parece que nasci com um livro.”. Ao encerrar o seu discurso, Sávio Soares de Souza recitou uma Poesia de Olavo Bilac e uma Trova de Freud.

inte do ano 4

No final da cerimônia de entrega do título de Intelectual do Ano de 2013, Carlos Mônaco afirmou sobre a importáncia do Grupo de Intelectuais para o livro em Niterói, Grupo Mônaco de Cultura – Livraria Ideal: “Somos um grupo de força em Niterói com importantes instituições e academias”, afirmou.

“Sávio Sores de Souza

Intelectual, doutor Sávio,

“não grande em sua estatura”

poeta extraordinário,

tão grandioso em cultura.

Grupo Mônaco o elegeu,

neste salão, distinguido.

Ao momento o apogeu,

por todos nós, bem querido!

Niterói 09/2013

José Pais de Moura

  • Entrevista:

int 7

“Achei esse título entregue ao Sávio muito justo e merecido. Ele é um verdadeiro intelectual e com uma enorme simplicidade. Traduziu poesias de muitos autores importantes e sabe muitos idiomas. Escreveu para jornais, e possui muitos livros publicados. Foi meu colega na Assembléia Legislativa, no tempo em que ele era Taquígrafo, e depois, Sávio fez concurso para  a justiça e se aposentou como procurador. Sávio é uma pessoa de muitos méritos e muitos merecimentos, e nós temos muito carinho por ele.”, confirmou Neide Barros Rego presidenta do Centro Cultural Maria Sabina e Acadêmica.

“Elegemos o Intelectual do Ano Sávio Soares de Souza pela sua bela trajetória, autor de várias obras, é membro de diversas instituições culturais, além de presidir O Grupo de Amigos do Livro, que hoje é o Grupo Mônaco de Cultura. Então, o trabalho que desenvolveu em Niterói em prol da cultura foi magnífico. Ele mereceu esse título de Intelectual do Ano. Além disso,  conheço Sávio Soares de Souza a mais de meio século. E ele sempre foi essa figura simples e realizou excelentes trabalhos aqui em Niterói como eu já disse. Sobre a escolha, foi feita pelo Grupo Mônaco de Cultura.”,  frisou o Intelectual.

“Sou Neide Barros Rêgo, presidente do Centro Cultural Marina Sabina, e gostaria também de comunicar que no dia 30 de novembro, sábado às 17h, vamos fazer um recital de poesias de Sávio Soares de Souza. Sávio será homenageado na Rua Santos Moreira nº  52 casa 15, no nosso auditório com palco. E o Acadêmico Aníbal Bragança também falará no momento. E depois, será declamado poesias de Sávio por declamadores diplomados,  acadêmicos e convidados, e poesias também em homenagens a ele.”, informou Neide.

Recital de Poesia em Homenagem ao acadêmico eleito pelo Grupo Mônaco de Cultura Intelectual do Ano de 2013 – Sávio Soares de Souza.

Dia 30 de Novembro de 2013, às 17h.

Endereço: Rua Santos Moreira nº  52 casa 15, Auditório.

O Acadêmico Aníbal Bragança estará presente.

por Cláudio Barbosa

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: