Meio ambiente é destaque em nova exposição na Sala de Cultura Leila Diniz

Autores

sala

Mostra Tom e Contra-tom apresenta parceria entre ciência e arte no Centro de Niterói

No dia 17 de abril, às 17h, a Sala de Cultura Leila Diniz foi palco da abertura da exposição Tom e Contra-tom. A nova atração do espaço cultural da Imprensa Oficial traz como tema o meio ambiente e reúne seis fotografias, 16 desenhos e três modelagens feitas por alunos e professores do projeto de extensão Educar para Preservar: um Exército de Cidadania. O projeto foi criado e coordenado pela docente do Laboratório de Histologia Integrativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lycia de Brito Gitirana, com apoio da professora da Escola de Belas Artes da UFRJ, Dalila Santos, e tem a participação de estudantes de graduação. A visitação da mostra segue até 31 de maio, de segunda a sexta das 10h às 17h e sábados, das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

O objetivo da exposição é propor um debate sobre a conservação da fauna e da flora, a manutenção da biodiversidade e o papel do homem no equilíbrio ambiental do planeta. “É uma forma de sensibilizar o expectador sobre a anfibiofauna, visto que o Brasil possui a maior biodiversidade de espécies de anuros (sapos, rãs e pererecas) do planeta. Tom e Contra-tom é constituída por imagens de diferentes espécies de anfíbios com uma variedade de cores (Tom) que se contrapõe à ação humana impensada que, ao longo de nossa história, vem ocasionando degradação ambiental (Contra-Tom)”, explica Lycia de Brito Gitirana.

Entre as peças, destacam-se fotografias em preto e branco do esmoronamento de encostas em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, e três modelagens em formato de sapo da espécieRinella icterica feitas com isopor, papietagem – técnica com papel recortado e cola -, resina e tinta e que ficarão expostas no gramado do espaço. Como parte das atrações do evento, haverá ainda exibição, no vídeo-wall do local, da peça infantil A Anfifada e o Amuleto Encantado, baseada no livro-conto de mesmo nome escrito por Lycia de Brito Gitirana.

A exposição integrou, em formato digital, as atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento, a Rio +20, entre 13 e 22 de junho de 2012, através da divulgação do vídeo da mostra na internet.

Fonte: Sala de Cultura Leila Diniz

por Cláudio Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: