Exposição Estado de Concentração – A Violência Muda será a nova atração da Sala de Cultura Leila Diniz

Autores

Exposição-Sala-de-Cultura-Leila-Diniz---Março.gif

Exposição Estado de Concentração – A Violência Muda será a nova atração da Sala de Cultura Leila Diniz

Fotos de bonecos descartados remetem à dor de corpos dilacerados

A exposição Estado de Concentração – A violência Muda, do fotógrafo, psicanalista e escritor, Hugo Denizart, é a próxima atração da Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói. A mostra, que já esteve em exibição nos salões do Museu de Arte Moderna (MAM) de novembro a janeiro de 2013, chega ao espaço cultural da Imprensa Oficial no dia 5 de março. São cerca de 40 painéis com fotografias de bonecos descartados em um galpão no Cais do Porto do Rio de Janeiro. Os protagonistas das fotos de Hugo Denizart são restos amontoados de alegorias de carnaval antes usadas em desfiles de escolas de samba.

Os restos do carnaval fazem parte do trabalho do fotógrafo há mais de três anos. “O meu interesse sempre foi trabalhar com o mais precário, o deixado de lado, o que não tem importância. As ruínas do carnaval sempre me fascinaram”, conta Hugo. As fotografias de bonecos que se assemelham a corpos humanos estão dispostas, de modo fragmentado, em painéis de 2 metros de altura e todas são diferentes entre si.

Denizart, que busca unir em seu trabalho a fotografia à sua experiência como psicanalista, pretende com esta exposição, fazer com que o público pense de forma diferente e crie uma reflexão em meio à rotina do dia-dia. “È uma armadilha do olhar, onde os visitantes poderão apreciar fotografias semelhantes, mas nunca idênticas. Cada imagem guarda um detalhe único”.

A Sala de Cultura Leila Diniz se destaca pelas modernas instalações projetadas para abrigar atividades variadas, desde exposições até apresentações musicais, onde o público também tem a chance de apreciar o jardim externo do local, inspirado na obra do paisagista Burle Marx.

Fonte: Sala de Cultura Leila Diniz

por Cláudio Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: