Lançamento de Livro de Renato Augusto Farias de Carvalho tem enorme público e peça de teatro na Sala de Cultural Leila Diniz encerra o final do Giro Cultural com vinda de Papai Noel

Autores

SAM_0765

O Giro Cultural de dezembro de 2012 marcou o fechamento do ano dos eventos que movimentou o Calçadão Cultural da Livraria Ideal de Niterói. Neste último sábado, o escritor Renato Augusto Farias de Carvalho, foi o prestigiado para o lançamento de seu livro: “…haja, ainda, partículas de sol“. Estiveram presentes muitos acadêmicos da área literária como Leda Mendes; Roberto dos Santos Almeida; entre outros. Mmais uma vez, o evento movimentou a Livraria Ideal, ponto de encontro de intelectuais de Niterói. Logo após a manhã de autógrafos com Renato Augusto, a Sala de Cultura Leila Diniz foi palco de apresentação teatral com a peça infantil “O bom mundo de Nicolau”, que fez um enorme sucesso. Além disso, no final da peça, as crianças tiveram a alegria de receber o Papai Noel para fotos e presentes.

SAM_0762SAM_0754

Na manhã de sábado (08/12), a Livraria Ideal do Grupo Mônaco de Cultural, teve a presença de mais um acadêmico para lançamento de livros. Esta vez  foi a do escritor Renato Augusto Farias de Carvalho, que teve a manhã do Giro Cultural para confratenizar com amigos e leitores do livro “…haja, ainda, partículas de sol”. O Giro Cultural se iniciou às 10h na Livraria Ideal e lotou com enorme público niteróiense.

SAM_0752

  • O Autor

O autor se considera uma pessoa comum, que procura a literatura, poesia e o gosto pela escrita. “Encontro a poesia em tudo que escrevo, e gosto de novela”, conta o escritor. É o sexto livro lançado por Renato Augusto, e o segundo na Livraria Ideal, pois seu primeiro, foi lançado em 1979. Renato é formado em Letras (português/ francês) e pós-graduado em administração pública.

SAM_0748

Segundo o autor, sempre gostou de escrever, e se dedicou a escrita após se aposentar em 1979, que passou a se dedicar a Literatura. Seu primeiro livro lançado na Livraria Ideal foi “Porto de Ocasos”.

  • Livro

O livro está dividido em duas partes:

1ª Parte: Retrata “Poemas em Claridade”

2ª Parte: Retrata “Luares”

“A poesia é livre. Não sou vanguardista, sou um continuador do movimento modernista”, afirma o autor.

SAM_0772SAM_0770

SAM_0735

  • Giro Cultural

De acordo com o escritor Renato Augusto, foi uma honra participar do Giro Cultural  e ainda divulgar seu livro, tanto no evento quanto no programa da Unitevê, Canal 17 (Niterói / São Gonçalo). E agradeceu pelo lançamento na Livraria Ideal: “É uma alegria. É uma honra participar de uma entrevista na UFF – Unitevê – Grupo Mônaco Cultura & Saúde. Representamos o movimento do Giro Cultural com Gabriela Sader da Nova Imprensa Oficial do Rio de Janeiro. E tenho a alegria de lançar aqui na Livraria Ideal o meu livro. Agradeço a Carlos Mônaco porque faz quinze anos que lançei o meu primeiro livro aqui no Calçadão da Cultura. Estou muito satisifeito, e que a calçada da Cultura se preserve, e que outros talentos também,venham lançar aqui seus trabalhos, ou seja poesias, livros e outros.”, frisou, Renato Augusto.

SAM_0724

  • Próximo local de lançamento do escritor Renato Augusto Farias de Carvalho (…haja, ainda, partículas de sol)

Obs: O próximo lançamento do autor Renato Augusto Farias de Carvalho “…haja, ainda partículas de sol”,  será:

Rio de Janeiro

Dia 12/12/2012, a partir das 19h

Clube israelita Brasileiro – Rua Barata Ribeiro, 489 Copacabana – RJ

SAM_0820SAM_0829

SAM_0794

Depois de prestigiarem o evento do Giro Cultural na Livraria Ideal com o escritor Renato  Augusto, o público conferiu a peça teatral “O bom mundo de Nicolau”, às 12h na Sala de Cultura Leila Diniz. E a vinda de Papai Noel para a criançada com o fim dos eventos no ano de 2012.

SAM_0842SAM_0846

Segundo Suzy Cristiane, (43) dona de casa, que foi assistir a peça teatral com os dois filhos (Rafaele (03) e Emanuel (11)), teve um grande aprendizado, reconheceu e comparou a peça ao que a população vive com as favelas do Rio de Janeiro, a violência urbana. Adorou o teatro e a vinda de Papai Noel: “Eu gostei muito da peça de teatro. Foi um aprendizado. Eles passaram o que acontece no nosso dia a dia, a violência. E no fim da peça, a mensagem de natal, de esperança e  sonho que é o verdadeiro espírito de natal, “o Sonho de Nicolau” que foi realizado. A mãe dele foi professora e a avó uma boa costureira. A peça passou o gesto de carinho, amor e Natal, que é o que temos que ter”, ressaltou Suzy, mãe de dois filho e dona de casa.

SAM_0800SAM_0802

SAM_0834SAM_0835

Cida Palmerin (atriz e produtora) e sua equipe (Reynaldo Dutra (ator e produtor), Márcia Haubriche (atriz), e Célfora Medeiros (produtora), contou que foi um trabalho que a ArteCorpo Teatro & Cia tem realizado desde março de 2012 na Rodoviária Roberto Silveira, e que vieram para a Sala de Cultura Leila Diniz. As peças têm sempre trazido sonho e a realidade. “O trabalho tem sido gratificante. A divulgação tem sido feita pelo espaço, que é muito agradável. Temos feito o Giro Cultural desde março de 2012. E nossas peças tem sempre mostrado o sonho e a realidade. A peça Nicolau mostrou esse contraste. Isto é, o mundo é consumista e não pensa nos sonhos. No “o bom mundo de Nicoulau” mostrou que temos que sonhar e refletir para ser feliz com o pouco, acima de tudo ser feliz com o que tem. E não acima das nossas capacidades”, disse a produtora e atriz Cida Palmerin.

Entrevista: Cláudio Barbosa

Fotos: Cláudio Barbosa

Texto: Cláudio Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: