Robô “Paro” terapêutico do Japão está em exposição no centro cultural do Japão

· Cultura, Exposição, Japão
Autores

Venham conhecer o “PARO”, robô terapeutico do Japão. Ele ficará exposto no Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão (09h30 às 12h00 e de 14h00 às 17h00). Dias de visitação: Segundas a sextas-feiras (exceto feriados).
Protótipo de um bebê-foca robô desenvolvido pela equipe do professor Takanori Shibata, do Instituto Japonês de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia.
Ele foi criado para auxiliar em terapias com crianças e idosos e entrou para o Guinness, o livro dos recordes, como o melhor robô terapêutico do mundo.

O professor Shibata explica que, no Japão, muitos hospitais  e instituições médicas hesitam em utilizar animais de verdade – apesar de estarem convencidos de seus efeitos positivos sobre os pacientes, muito deles tem medo de alergias, infecções e mordidas.
A equipe de Shibata, então, desenvolveu um robô com aparência de bebê foca, animal que desperta empatia imediata nos pacientes.

Paro tem sensores táteis, visuais e auditivos e pode assumir diversas posturas corporais, em reação aos estímulos percebidos por seus sensores, além de ter um programa de geração de comportamento animal.
Segundo Shibata, sempre que foi utilizado, Paro conseguiu melhorar a comunicação entre crianças doentes e a equipe médica.
Em outros casos, ele melhorou a atenção de idosos em clínicas especializadas e reduziu o nível de estresse desses pacientes.

Serviço:

Exposição “PARO”, robô terapeutico do Japão.

Local: Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão  no Rio de Janeiro.

Endereço: Av. Presidente Wilson, 231 – Salas 1503 e 1504 – Centro – Rio de Janeiro – Brasil 20030-021 Telefone:(21) 2240-2383 Fax: (21)2220-7744

Horário: (09h30 às 12h00 e de 14h00 às 17h00).

Dias de visitação: Segundas a sextas-feiras (exceto feriados).

Fonte: Portal do Consulado do Japão

por Cláudio Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: